A Apple (AAPL34) disse nesta última quinta-feira (1º) que o crescimento da receita em uma base trimestral deve ser estável no período de julho a setembro, depois de divulgar as vendas do iPhone, que superaram as metas de Wall Street, e as vendas na China, que não foram atingidas.
As ações da empresa subiram 1% em negociações pós-mercado.
A Apple disse que a receita em seu quarto trimestre fiscal deve crescer em um nível semelhante ao aumento de 4,9% registrado no período de abril a junho.
Suas vendas totalizaram 85,78 bilhões de dólares nos três meses encerrados em 29 de junho, superando a estimativa média dos analistas, de 84,53 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG. Sua receita havia diminuído nos três primeiros meses do ano.
As vendas de iPhones caíram 0,9%, para 39,30 bilhões de dólares, um declínio menor do que a queda de 2,2% esperada por analistas, com uma alta na demanda antes do lançamento dos recursos de inteligência artificial (IA).
O diretor financeiro Luca Maestri disse à Reuters em uma entrevista que os resultados do iPhone foram melhores do que ele esperava há três meses. “A família iPhone 15 tem se saído bem desde o início e ainda agora — já temos três trimestres do ano. Ela está tendo um desempenho melhor do que o ciclo anterior, o iPhone 14.”
Ainda assim, a China — o terceiro maior mercado da Apple — continuou pressionando os resultados da companhia, depois que as vendas no país caíram 6,5%. Embora essa tenha sido uma melhora em relação ao declínio de 8,1% no trimestre anterior, foi maior do que as expectativas de uma queda de 2,4%, de acordo com a Visible Alpha.
Maestri disse que as vendas na China caíram menos de 3%, excluindo os efeitos do câmbio.
A Apple passou a fazer descontos em seus iPhones na China para competir com os smartphones alternativos muito mais baratos oferecidos por concorrentes locais, como a Huawei. Em maio, a empresa ofereceu descontos de até 2.300 iuanes (317 dólares) em modelos selecionados.
O lucro trimestral por ação da Apple foi de 1,40 dólar, acima das estimativas de Wall Street de 1,35 dólar, de acordo com dados da LSEG.
As vendas no segmento de serviços da Apple, que inclui a App Store e representa os produtos Apple Music e TV, aumentaram 14,1%, para 24,21 bilhões de dólares, acima das expectativas dos analistas de 24,01 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.
As vendas de Macs cresceram 2,5%, para 7,01 bilhões de dólares, em comparação com as estimativas de 7,02 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.
As vendas da empresa no segmento de iPads aumentaram 23,7%, para 7,16 bilhões de dólares, acima das expectativas de analistas de 6,61 bilhões de dólares, depois que a Apple lançou um novo iPad Pro focado em IA e um iPad Air maior em maio, para reavivar a demanda por uma linha de produtos que havia definhado nos últimos dois anos.
No segmento que representa as vendas de Apple Watches e fones de ouvido AirPods, as vendas caíram 2,3%, para 8,10 bilhões de dólares, em comparação com as estimativas de analistas de 7,79 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.
A Apple manteve seus dividendos em 25 centavos de dólar. No segundo trimestre fiscal, a Apple anunciou uma recompra de ações no valor de 110 bilhões de dólares.