A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros para micro e pequenos negócios da CloudWalk, acaba de anunciar uma novidade que dá início a um novo capítulo na indústria de serviços financeiros para PMEs.
A fintech irá reduzir as taxas cobradas de seus clientes nas transações por cartões de crédito e débito em até 50%, a partir de um modelo de precificação baseado em Inteligência Artificial e Open Finance.
A mudança vale tanto para os pagamentos feitos na maquininha quanto no aplicativo da
InfinitePay, que permite que qualquer smartphone com NFC receba pagamentos por aproximação.
Para isso, a InfinitePay usará sua infraestrutura tecnológica e sua capacidade de análise e interpretação de dados para a cobrança de taxas inteligentes, que agora contarão com reduções graduais a partir de fatores como faixa de faturamento, sazonalidade das vendas, diferenciação por segmentos e região geográfica do empreendedor.
O processo acontecerá de forma automatizada e levará em conta também o histórico do cliente com outras instituições por meio da ferramenta de Open Finance. O desconto será aplicado imediatamente após essa análise.
Com a novidade, a InfinitePay muda a lógica de precificação de taxas do mercado. Atualmente, para obter taxas mais competitivas, os pequenos empreendedores têm basicamente dois caminhos: o primeiro é contratar um plano promocional, com uma série de asteriscos e obrigações.
Se não forem cumpridas, acarretam em multas, cobranças de aluguéis e taxas bem mais altas do que as prometidas. O segundo é partir para a negociação de taxas com representantes comerciais das empresas tradicionais de maquininhas, o que envolve visitas, longas trocas de e-mail, prints de extratos e mensagens no WhatsApp.
“Além de todos os custos envolvidos com vendedores e negociações complexas, essa prática toma um tempo precioso do empreendedor. Tempo que ele poderia estar usando para atender seus clientes e cuidar melhor do seu negócio,” disse Fabrício Costa, diretor de serviços financeiros da Cloud Walk.
Segundo o executivo, o que a CloudWalk está fazendo é trocando algo que hoje é obrigação do lojista por um benefício para ele e seu negócio.
“Estamos substituindo um processo antigo, ineficiente, que remete ao tempo dos vendedores de enciclopédias que faziam o saudoso ‘porta a porta’, por um novo paradigma, que usa tecnologia para inovar ao longo de toda a jornada de negociação, sem pegadinhas,” disse.
Inspirada a partir de sugestões dos próprios clientes, o projeto vem sendo executado nos últimos meses em modo de teste com um grupo de empreendedores selecionados, e não só se mostrou viável como superou as expectativas iniciais.
Segundo Costa, o objetivo é acompanhar o crescimento dos negócios dos clientes, que muitas vezes criam uma conta na InfinitePay quando estão começando, mas com o passar do tempo crescem e querem taxas mais competitivas.
“Mais do que buscar um novo segmento de clientes para a InfinitePay, o que queremos é crescer junto com os nossos atuais, acompanhando-os por mais tempo ao longo de suas jornadas”, afirma.
A expectativa é que, já no primeiro mês, uma parte relevante da base da InfinitePay passe a fazer uso do novo benefício.
A estimativa é que, com as mudanças, a InfinitePay “devolva” até R$ 300 milhões para sua base de clientes no período de um ano. O valor foi feito com base no cálculo em cima de todas as transações dos clientes que já estão elegíveis para as novas ofertas de taxas.