Depois da crise do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a se reunir com a comunicação do governo todos os dias.
A possibilidade de lançar uma campanha de esclarecimento sobre o Pixainda existe, de acordo com auxiliares do Planalto. O governo tem avaliado a necessidade e medido o termômetro das redes.
Se sair do papel, o material irá explicar mais uma vez que não haverá taxação do Pix, que o meio é seguro e que está mantido o sigilo.
A dúvida é se a campanha pode mobilizar uma nova onda de desinformação e levantar polêmicas que têm perdido projeção.
Uma ideia ventilada foi chamar algum famoso, com alinhamento ao governo, para estrelar algumas das peças. Foram citados nomes como o da atriz Regina Cazé e do ex-Big Brother Gil do Vigor.
Além do slogan, segundo relatos, também foram pensadas uma frase para ser dita nas peças: “Tentaram te enganar”; “Estão mentindo para você” e “O Pix é um patrimônio nacional”.
A decisão de levar ao ar ocorreu após uma onda de fake news que abalou a confiança da população no Pix, na semana passada. A partir de um anúncio atabalhoado feito pela Receita Federal, de que iria promover uma fiscalização para transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas, as redes sociais foram inundadas com mensagens sobre a falsa taxação.
Diante das notícias falsas de que o Pix seria taxado, a Receita Federal suspendeu a instrução normativa sobre a fiscalização de transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Além disso, o governo editou medida provisória para garantir que o Pix continue sendo gratuito e livre de taxas.