A ByteDance, empresa por trás do popular aplicativo de vídeos curtos TikTok, está explorando o mercado brasileiro com o intuito de introduzir o TikTok Shop. Essa plataforma de live commerce visa impulsionar vendas de produtos diretamente dentro da rede social, oferecendo uma experiência de compra integrada e interativa.
De acordo com informações do InvestNews, inicialmente previa-se que esse formato chegaria ao Brasil no ano passado. Embora a implementação possa estar levando mais tempo do que o esperado pelos especialistas, isso não significa que a ByteDance tenha diminuído seu interesse pelo Brasil. O país pode se tornar o pioneiro na América Latina a receber essa plataforma e representantes do TikTok da China, que é o país dominante no live commerce, têm visitado o Brasil em busca de parceiros para lançar a operação.
Na América Latina, há a previsão de que o Brasil seja o primeiro mercado a receber o TikTok Shop, possivelmente ainda este ano. Especialistas em live commerce apontam o Brasil como um destino mais provável do que o México, devido ao grande número de usuários conectados, à familiaridade com o uso de cartão de crédito e à renda per capita considerável do país.
Antes da batalha jurídica nos Estados Unidos, o TikTok planejava expandir seu negócio de comércio eletrônico nos Estados Unidos em até dez vezes, visando alcançar um valor de até US$ 17,5 bilhões neste ano.
O que é o TikTok Shop
O TikTok Shop representa uma das áreas de crescimento mais rápidas para o aplicativo, que busca uma nova fonte de expansão além da publicidade em redes sociais. Essa plataforma possibilita aos usuários a compra de itens enquanto interagem com vídeos curtos e transmissões ao vivo dentro do aplicativo principal de mídia social.
Essa abordagem, que mescla a conveniência de compras da Amazon com a descoberta de produtos típica de aplicativos como o Instagram da Meta, tem sido fundamental para o Douyin, o equivalente chinês do TikTok, conquistar uma fatia significativa dos gastos dos consumidores chineses, rivalizando com gigantes como Alibaba e JD.com.
Em novembro de 2023, durante as promoções da Black Friday e da Cyber Monday, a empresa informou que mais de 5 milhões de novos clientes nos EUA realizaram compras pelo TikTok. O aplicativo conta com aproximadamente 150 milhões de usuários no país.
Em 2016, o Alibaba foi o pioneiro quando adotou a live commerce e essa estratégia se estabeleceu como a forma mais eficiente de vendas online na China. Dados fornecidos por um executivo da área indicam que mais de 30% das vendas no comércio eletrônico chinês são realizadas por meio de transmissões ao vivo, totalizando um movimento anual de aproximadamente R$ 3 trilhões.
No Brasil, a Shopee tem aplicado a modalidade de live commerce, e atualmente, em média, são realizadas 150 transmissões ao vivo por dia, somando até o momento 15 mil lives no aplicativo da plataforma de comércio online. Em dados divulgados em março, houve um aumento de seis vezes nas vendas durante as transmissões ao vivo desde setembro.
Além das transmissões ao vivo realizadas pelos vendedores, a Shopee também conduz vendas ao vivo cerca de três vezes por semana, destacando produtos selecionados de seu marketplace. Para atrair o público consumidor, convida celebridades para apresentar os produtos e organiza shows ao vivo.