A TikTok Shop, ferramenta de e-commerce integrada à plataforma aplicativo de vídeos, atingiu mais de US$ 100 milhões (cerca de R$ 606 milhões) em vendas durante a Black Friday nos Estados Unidos, triplicando o desempenho em comparação ao ano passado. O número de compradores também cresceu 165% entre a Black Friday e a Cyber Monday, reforçando o potencial da plataforma no e-commerce, mesmo diante da possibilidade de um banimento no país.
Segundo a Bloomberg, mais de 7 bilhões de posts foram marcados com hashtags relacionadas à Black Friday e Cyber Monday, como #tiktokshopblackfriday, evidenciando o alcance da ferramenta. Apesar das incertezas quanto à permanência do TikTok nos EUA, a plataforma segue atraindo consumidores e marcas.
Expansão nos Estados Unidos
Lançada em setembro de 2023 nos EUA, a TikTok Shop é parte fundamental da estratégia da ByteDance para aumentar sua participação no comércio eletrônico americano. A empresa tem como meta expandir o faturamento de seu braço de e-commerce nos Estados Unidos para US$ 17,5 bilhões (aproximadamente R$ 106 bilhões) anuais.
Para atingir esse objetivo, a ByteDance suspendeu temporariamente a expansão da TikTok Shop na Europa, concentrando seus esforços no mercado americano. Apesar das preocupações regulatórias e de uma nova lei que exige que o TikTok seja vendido a uma empresa americana, parcerias com grandes marcas, como Amazon e NFL, ajudaram a impulsionar as vendas.
Destaque para pequenas empresas e grandes marcas
Entre 13 de novembro e 2 de dezembro, um terço das vendas na TikTok Shop foi realizado por pequenas e médias empresas. No entanto, marcas já consolidadas, como Crocs, Fenty Beauty e Estée Lauder, lideraram o ranking de vendas na plataforma.
O live commerce, tendência já consolidada na China, também foram responsáveis por parte significativa do faturamento. Criadores de conteúdo e celebridades promoveram sessões de compras ao vivo pelo TikTok Live, gerando milhões em vendas e aumentando o engajamento com os consumidores.