O WhatsApp anunciou nesta última quinta-feira, 19, uma nova funcionalidade exclusiva para usuários brasileiros. Agora será possível adicionar a chave Pix diretamente no perfil do aplicativo de mensagens.
O novo botão ficará disponível abaixo da foto do usuário, facilitando a informação para quem precisa fazer uma transferência.
Desde junho, o WhatsApp anunciou a integração da chave Pix no Whatsapp Business, versão do aplicativo voltado para empresas. A novidade é que agora a funcionalidade chega também ao aplicativo pessoal. A exposição da chave Pix no perfil do usuário será opcional.
Segundo a Meta, a novidade será implementada gradualmente em todos os aparelhos do Brasil, começando nesta quinta-feira, 19, com previsão de chegar a 100% dos contatos até o final de janeiro.
Meta opta por prioriza o Pix no Whatsapp Pay
A partir desta última quinta-feira, 19, não será mais possível realizar pagamentos na plataforma utilizando cartão de débito. A novidade foi anunciada pela Meta em novembro para priorizar transações via Pix, “método mais digital e integrado que vai de encontro com o que a empresa quer oferecer”, argumentou a empresa ao anunciar a mudança.
Com a saída do cartão de débito do leque de opções do WhatsApp Pagamentos, restam três maneiras de enviar e receber dinheiro pelo aplicativo: Pix, cartão de crédito e cartão pré-pago.
A novidade posiciona o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, de forma ainda mais integrada à rotina dos brasileiros. Agora, a chave Pix poderá ser exibida abaixo da foto do usuário, evitando a necessidade de questionamentos frequentes.
A solução surge em um momento em que o Brasil registra alta adesão ao PIX, com mais de 163 milhões de usuários cadastrados até novembro, segundo o BC.
A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, já havia testado a integração da chave Pix no perfil de contas comerciais. Em junho deste ano, durante o Conversations, evento global realizado no Brasil, a companhia anunciou a funcionalidade voltada para empresas.
Na ocasião, o recurso buscava simplificar os pagamentos de consumidores a negócios diretamente pelo aplicativo. Agora, o foco é o uso entre pessoas físicas, principalmente prestadores de serviços que dependem de transferências diretas.