A fusão entre o Grupo Soma e Arezzo&Co, oficializada no dia 5 de fevereiro, marca um capítulo significativo no panorama da moda brasileira. Combinando forças, esses dois gigantes do setor têm como objetivo a consolidação de mercado e a otimização de recursos financeiros em um cenário econômico desafiador, agravado principalmente pela pandemia.
De acordo com Rodrigo Negrini, fundador da Soul Capital, empresa que colabora na estratégia financeira de companhias e participante de diversos projetos de fusões e aquisições com o Grupo Soma, a ação estratégica reflete a necessidade de recuperação financeira após os desafios econômicos impostos pela pandemia, como aumento dos juros. “Com o fechamento de lojas físicas e as complexidades operacionais decorrentes das restrições, ambas as empresas viram seus valores de mercado diminuírem”, revela.
A fusão surge como uma resposta à busca de valorização, aproveitando a complementaridade de suas operações e marcas. “Esse movimento não é um fenômeno isolado. Em um contexto global, além das companhias buscarem escalas muito superiores à maioria das empresas brasileiras de capital aberto, elas também têm buscado estratégias de consolidação para enfrentar cenários adversos, evidenciando a necessidade de resiliência e inovação para superar os desafios”, relata.
Portfólios complementares
Além dos desafios pós-pandêmicos, a complementaridade do portfólio de produtos surge como um dos principais motores dessa união estratégica. “Enquanto uma das empresas detém forte presença no setor de calçados, a outra destaca-se no segmento de vestuário. A fusão cria sinergias que proporcionam ao novo conglomerado uma gama abrangente de produtos, reforçando sua competitividade”, declara Negrini.
O especialista acredita que este movimento visa não apenas uma otimização de recursos, mas também fortalecer a posição das empresas no mercado. “Dessa maneira, a nova marca pode consolidar-se como uma das principais forças da indústria da moda no Brasil”, pontua.
Consolidação nacional e visão internacional
Negrini aponta que a fusão não tem apenas o objetivo de uma consolidação no mercado nacional, mas também representa um movimento estratégico em direção à expansão internacional, já iniciada e bem-sucedida pela Farm, uma das marcas do Grupo Soma. “A busca por oportunidades globais destaca a ambição das empresas recém-fundidas, posicionando-as para explorar novos mercados e ampliar sua presença global”, revela.
Para o empresário, integrar as plataformas de duas marcas é um passo audacioso, mas abre possibilidades para ampliação de negócios e potencializa estratégias de cross-selling. “Esse movimento é estratégico para garantir uma maior eficiência operacional e aprimorar a vantagem competitiva frente aos concorrentes”, explica.
O fundador da Soul Capital acredita que a fusão entre Grupo Soma e Arezzo&Co surge como uma estratégia sólida para enfrentar os desafios e capitalizar com novas oportunidades. “Ao otimizar recursos, buscar recuperação de valor e explorar a complementaridade de seus portfólios, essas empresas não apenas buscam se fortalecer, mas também moldar um futuro robusto e promissor na indústria da moda brasileira”, finaliza.
Sobre Rodrigo Negrini
Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, e com MBA pela Columbia University, de Nova York (EUA), Rodrigo obteve o título após dois anos de estudos e ampla vivência no exterior, o que desde cedo agregou características relevantes de liderança e conhecimento ao seu perfil.
Atuou por 14 anos como consultor de estratégia e gestão em grandes empresas de consultoria como Bain & Co. e Gradus Consultoria de Gestão, atuando em fusões e aquisições, integração pós-fusão, redução de custos e despesas e estratégias de crescimento. Assumiu o cargo de diretor-geral do Banco Rodobens e por três anos atuou na instituição com foco em produtos para os setores automotivo e imobiliário, como Plano Empresário e financiamento de empresas de middle-market.
Nos últimos quatro anos, foi sócio de uma boutique especializada em fusões, aquisições, levantamento de capital e reestruturações.
Sobre a Soul Capital
A Soul Capital surgiu no início de 2019 para se tornar protagonista no mercado financeiro. Temos um jeito diferente de fazer negócios. Somos mais que uma assessoria financeira. Somos um parceiro que ajudará na estratégia financeira da sua empresa, auxiliando otimizar seus recursos e buscando as soluções adequadas aos seus projetos.
Para mais informações, acesse o site.